Algo que era pra ser bom para o Brasil vira na verdade uma grande vergonha. Já não bastassem os erros do ano passado, este ano vemos mais erros ainda.
Oi pessoal, tudo bem com vocês?
Vou falar hoje do que acredito ter sido o assunto do fim de semana. Poderia ser bom assunto, mas infelizmente não é. Temos pessoas no governo, mais precisamente na área da educação, que devem achar que alunos são completos imbecis. Como você, leitor inteligente pode ver, vou falar do "Exame Nacional do Ensino Médio".
A ideia de ter mudado o Enem em 2009, apesar de ter ido para uma fórmula muito mais desgastante e tudo mais, era algo interessante: substituir ou ser parte de vestibulares entre outras finalidades. Seria ótimo, se funcionasse corretamente, que como se vê, não funciona, prejudicando pessoas. Para começar, vamos voltar um pouco ao ano passado.
A sequência de lambanças começa com a famosa prova roubada, que suspendeu o exame em outubro do ano passado, fez com que muitas universidades desistissem de usar a nota do Enem em seus processos seletivos, ou seja, já tinha perdido pelo menos naquele ano a maior finalidade da mudança. Chega dezembro e finalmente a prova. Até aí tudo bem, até que divulgam o gabarito no domingo a noite, acham erro no gabarito e suspendem a divulgação até o dia seguinte. Não sei se você achou estranho este ano o gabarito só ser divulgado na terça-feira... Ainda assim acredito ser capaz de que divulguem questões erradas.
Chegamos a 2010. E com o novo ano que já está terminando a esperança de que dessa vez tudo desse certo... não foi bem o que vimos. Alguém lembra há alguns meses atrás o vazamento dos dados de inscritos na prova nos últimos anos? E agora eles querem processar alunos que vazaram o conteúdo da prova neste domingo. Acho que em matéria de vazamentos, o Inep e o MEC ainda estão ganhando de 2 a 1, então não tem o direito de processar ninguém por vazamento de informações daquilo que eles chamam de prova.
Chega o primeiro dia da prova, com o primeiro dia de prova mais lambanças: a "sorte de hoje" no Orkut de alguns participantes no sábado poderia ser "Você não pegou a prova amarela", que como vocês já devem ter visto nas notícias, algumas delas tinham problemas com questões repetidas e tudo mais, o que chegou a levar participante até a Polícia Federal em um lugar do Brasil, por sua indignação com os erros. Já não bastasse o erro da prova amarela, ainda os gabaritos estavam com os cabeçalhos trocados, causando confusão de muita gente.
Eu gostaria de saber quem foi a anta que diagramou a prova. Primeiro os incompetentes do Inep proíbem o uso de lápis, porque alunos distraídos respondiam o gabarito de lápis e com isso todo mundo tem que pagar. É só anular a prova desses, simples assim! Ninguém manda eles preencherem errado. Daí no primeiro dia vemos espaços abundantes pra rascunho numa prova de Ciência Humanas (História e Geografia) e pensamos "é, vai ter muito espaço também na de Matemática". Não foi o que vimos. Muita gente fez contas na carteira. Com razão, né...
Em todos esses casos vemos a incompetência total dessas pessoas que estão por aí, que fizeram com que algo que era pra ser bom para a educação no Brasil seja uma grande vergonha. O futuro do país está na educação, mas se continuarmos com erros assim não iremos a lugar nenhum, pelo contrário: regrediremos. Todo mundo tem o direito de errar? Tem, mas erros tem limites, chega num momento que os erros deixam de ser erros e passam a ser desrespeito. E para terminar, espero que o presidente Lula, se for falar algo, não fale besteiras, para que minha admiração por ele não caia de zero para números negativos.
Por hoje é só. Como você deve saber, concordando ou discordando, pode comentar!! Se não quiser comentar, avalie como "ótimo ou bom", "mais ou menos" ou "um lixo".
A todos uma ótima semana, forte abraço e até o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário